sexta-feira, junho 01, 2007

"Darling, always from above!"


Remember what aunty Joan said: "Darling, always from above!"

Esta tia Joana era nada mais nada menos que Joan Sutherland, e quem se referia a ela com esta "intimidade" era Tom Krause, o famoso baixo-barítono filandês com quem tive o prazer de trabalhar num curso de aperfeiçoamento promovido pela Fundação Gulbenkian.
Quero deixar primeiro que tudo os meus elogios e agradecimentos a Tom Krause, que partilhou connosco durante uma semana os seus conhecimentos, a sua já longa experiência de carreira e de vida e que, com orgulho, citava muitas vezes os professores e colegas cantores com quem foi trabalhando ao longo tempo (algo que os cantores nem sempre se orgulham de fazer..). Trabalhar com ele e vê-lo a trabalhar com as outras pessoas foi uma experiencia muito enriquecedora e uma lição, não apenas de Canto, mas de vida. Foi espantoso ver como uma pessoa, aos 73 anos,pode ainda ter tanta energia , e tanta voz (e que voz!!!).
Quero também elogiar e agradecer à Fundação Gulbenlkian por ter promovido um curso com uma tão proeminente figura da Ópera no Mundo a um preço tão em conta. No total, aquilo que todos os alunos e ouvintes pagaram não deve ter dado nem para pagar o Hotel do Srº, logo a Fundação pagou do seu bolso (e com certeza já estavam a contar com isso) para que alguns jovens aspirantes a cantores pudessem ter uma oportunidade de investir na sua carreira, e isto é de algo de louvar (só lamento que não me tenham informado que, como membro do Coro Gulbenkian, eu podia ter pago metade do valor, mas pronto, faz de conta que fiz um pequeno, e merecido, contributo à Fundação). Fico agora a aguardar que a Fundação continue a promover mais cursos nesta àrea, com Tom Krause novamente, ou outros professores igualmente brilhantes.

It was great working with you, Mr Tom Krause, and I hope you will return to Gulbenkian as soon as possible, while you have the health and the streght to fullfill our souls, as well as our voices.

Sem comentários: